O BANHO E A MOLHAÇÃO

Posted by Blog Karina Friedrich on Friday, January 2, 2015



                    Com a chegada do verão, as pessoas me perguntam a respeito dos banhos dos cães, se podem banhar o pet frequentemente, se pode ser com água fria, se tem que ser com água quente, se pode deixar secar, se tem que ser com secador...
Bom, então, eu resumi aqui as dúvidas mais frequentes, espero que vcs achem as respostas aqui! Se não encontrarem, podem me perguntar!

1. Todos os pets podem tomar banho?

    Aqui já começa a primeira confusão: uma coisa é banho, outra coisa é se molhar. O banho enquanto método de higienizar até a pele, desengordurando-a, é feito com água morna e sabão ou xampu, e então remove a proteção natural da pele. Esse banho precisa ser seco artificialmente, ou sob o sol, mesmo, porque o animal se molha até a pele, que fica de fato molhada e permanece úmida por uma boas 10 horas. Este tipo de banho deve ser feito a cada quinze dias, no máximo, a despeito da prática que temos de fazê-lo a cada semana. De fato, há animais que têm uma produção maior de gordura natural, e que se renova com facilidade, mas fica o alerta: se o seu pet estiver "sempre com um probleminha de pele", convém diminuir a frequencia dos banhos, e aumentar a escovação, que higieniza, areja e limpa os pelos sem molhar a pele.
   Quase todos os animais podem receber este banho com água e sabão morno, mas alguns não devem passar por isto mais do que um par de vezes ao longo do ano, e mesmo assim, só quando houver outra opção. Cavalos, cães, gatos, ferrets; podem ser banahdos assim semanalmente, mas o ideal é que o sejam a cada 10 dias. Aves que não nadam podem ter suas penas e patas higienizadas assim, e como é um procedimento estressante, é melhor que seja feito apenas quando muito necessário. Aves que nadam nunca devem ser lavadas assim, pois elas precisam da oleosidade pra se protegerem, é melhor deixá-las meio sujas...Porquinhos da índia, hasmters e coelhos podem ser lavados assim, e também terem as unhas aparadas, mas apenas uma vez a cada dois ou três meses, e devem ser muito bem secos, além de serem mantidos em local aquecido, pois sentem muito frio. Tartarugas podem ter o casco escovado, mas sem sabão, e a água deve ser até no máximo 25 de temperatura. Iguanas e cobras podem ser higienizadas com pano úmido, mas sabão, nem pensar!

    Agora, já a molhação.... aí é diferente! Todos podem se molhar, com água na temperatura ambiente, e sem sabão. Eles se resfriam brincam, mas normalmente a água nem chega na pele, porque a gordura natural não deixa. Inclusive os hamsters tendem a entrar na água de bebida em dias muito quentes, ou a deitar sobre garrafas geladinhas, faça a experiência! Cuidem um pouco com os porquinhos da índia, não permita que eles brinquem na água depois do entardecer, porque eles sentem muito frio. Pode deixar uma tijela com água pra que eles se refresquem no verão, mas retire antes de entardecer.

    Então, estamos acertados? Banho, tem restrições, sim; já brincar na água, todos podem!
    Divirtam-se! 

    Karina Friedrich

"Deixando pra ser seco ao sol"
                    

   "Refrescando-se'
                    


Tags: karina friedrich o banho e a molhação vida animal online 

Karina Friedrich


Blog Karina Friedrich Karina Friedrich é medica-veterinária formada em 1994 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem uma formação generalista, e atualmente pratica clinica médica domiciliar e atua como responsável técnica em várias lojas agropecuárias no estado do Rio Grande do Sul. Contatos através do email. karinaf@vidaanimalonline.com

Categories

Blog Archive